LOC.: Um dos celeiros agrícolas do país, Goiás sofre para escoar a produção em virtude da má qualidade das rodovias que cortam o estado. Segundo levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), houve aumento de buraco e erosões no asfalto dos mais de seis mil quilômetros vistoriados no primeiro semestre de 2023.
Uma forma de reduzir o problema é ampliar o investimento em obras e melhorias no setor de infraestrutura. O que promete o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No eixo Transporte Eficiente e Sustentável, serão investidos R$ 28,3 bilhões até 2026 em Goiás. Entre as prioridades, estão as construções das pontes sobre o Rio Araguaia (BR-080/GO) e o Rio Parnaíba (BR-153/GO), o BRT que vai ligar Luziânia a Brasília e o chamado Contorno de Goiânia (BR-153).
Na avaliação do deputado federal José Nelto, do PP de Goiás, as melhorias próximas à capital goiana e ao Entorno do DF são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico.
TEC/SONORA: deputado federal José Nelto (PP-GO)
“Ela muda a região de Goiânia completamente, gera emprego, renda, investimentos. E o BRT vai dar mobilidade a uma população que hoje sofre com congestionamentos e a falta de transporte.”
LOC.: O advogado Eduardo Sardinha, especialista em transportes, considera um "começo importante", embora avalie que o investimento seja pequeno se considerado o tamanho da malha viária de Goiás.
TEC/SONORA: Eduardo Sardinha, advogado
“Mas se nós pegarmos que a malha rodoviária de Goiás precisa ser amplificada e melhorada, pelo menos é um pontapé inicial. Esse valor, se for bem utilizado, já será de grande valia para o estado.”
LOC.: Inserido no eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes, o programa de moradia popular Minha Casa, Minha Vida prevê a entrega de 8 mil novas moradias no estado. Além disso, estão previstos investimentos de 21 bilhões de reais em Educação, Ciência e Tecnologia e outros 30 bilhões de reais no eixo Transição e Segurança Energética para Goiás, até 2026.
Reportagem, Lívia Braz