Data de publicação: 24 de Agosto de 2022, 04:00h, atualizado em 05 de Novembro de 2022, 09:25h
LOC.: A implementação da internet de quinta geração pode agregar ao Produto Interno Bruto (PIB) nacional algo em torno de 1 trilhão e 2 bilhões de dólares até 2035. Isso representa aproximadamente 6 trilhões e meio de reais. É o que mostra levantamento da Nokia. O impulsionamento da inovação e da competitividade econômica motivado pelo 5G foi discutido no último dia 11, durante a primeira edição do seminário internacional 5G.BR, promovido em São Paulo pelo Ministério das Comunicações.
Um dos painéis do evento focou na revolução que a nova tecnologia pode causar na indústria e na economia do país. O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, acredita que estamos, com o 5G, vivenciando a quarta revolução industrial, que passou pelo vapor, pela eletricidade, pelo processamento de dados e, agora, vai se aproveitar da integração do mundo físico com o digital, com uma otimização nunca antes vista.
TEC. SONORA: Igor Calvet, presidente da ABDI
“A gente está diante de uma coisa que pode viabilizar uma revolução do ponto de vista da indústria, eu diria que essa conectividade permitida pelo 5G vai aproximar consumidores de fornecedores, vai aproximar a cadeia de suprimentos muito mais, vai aproximar várias áreas dentro da própria empresa. Então, a conectividade que vai, de fato, prover a conexão de vários atores, e entre o mundo físico e o digital”
LOC.: O CEO Guilherme Spina, da V2COM, empresa que testa a aplicação da tecnologia no setor produtivo há dois anos, explica que o 5G vai impactar diretamente a produtividade da indústria e efetivamente possibilitar a digitalização dos ativos reais.
TEC. SONORA: Guilherme Spina, CEO da V2COM
“O Waze é um otimizador de ativos. A cidade tem um investimento em ativos, que são as ruas, e o uso desses ativos de uma maneira não digitalizada gerava uma série de gargalos. Se a gente pensar em um ambiente industrial, que tem uma série de ativos colocados, o 5G vai possibilitar que surjam os ‘wazes’, os otimizadores dessa capacidade instalada, melhorando a produtividade”
LOC.: De acordo com levantamento feito pelo Ministério da Economia, o uso de soluções 5G pode representar um impacto de 590 bilhões de reais por ano no país, tanto por causa do aumento de produtividade como da redução de custos oportunizada pela Indústria 4.0.
A capital gaúcha Porto Alegre é um dos próximos destinos do Seminário 5G.BR, organizado pelo Ministério das Comunicações. Natal, Manaus e Brasília também vão receber uma edição do evento.
Reportagem, Luciano Marques