LOC.: A unidade do SENAI do Pará está com vagas abertas para vários cursos técnicos neste início de ano. As oportunidades são para a capital Belém, além dos municípios de Barcarena, Castanhal, Bragança, Paragominas, Parauapebas, Altamira e Santarém. A carga horária varia de 960 horas a 1.520 horas. As pré-inscrições podem ser realizadas pelo site da instituição: www.senaipa.org.br.
Os cursos técnicos ofertados são nas áreas de administração, automação industrial, edificações, eletromecânica, eletrotécnica, informática, logística, mecânica, mineração, segurança do trabalho, tendo também a opção de semipresencial para o curso de eletrotécnica. As aulas devem começar em fevereiro.
Para o Gerente de Relacionamento com o Mercado do SENAI-Pará, Lucas Silveira, os cursos técnicos oferecidos pelo SENAI Brasil são uma boa alternativa para quem está em busca de emprego. O gestor destaca como diferencial para os alunos a estrutura física e pedagógica das instituições.
TEC/SONORA: Lucas Silveira, Gerente de Relacionamento com o Mercado do SENAI-Pará, Lucas Silveira
“A gente se preocupa em oferecer a estrutura pedagógica adequada, os espaços pedagógicos para as aulas teóricas e também as aulas práticas. O SENAI oferece uma educação profissional alinhando teoria e muita prática. Os alunos colocam a mão na massa, aprendem fazendo. A base teórica é muito importante, mas essa atividade prática profissional também é indispensável, segundo nossa metodologia.”
LOC.: Um levantamento realizado pelo SENAI com alunos que concluíram cursos técnicos revelou que, em média, 72,6% conseguem emprego até um ano depois de formado. O índice que mede o percentual de preferência por contratação de egressos do SENAI é de 93,6% nas empresas.
Essa é a expectativa do estudante de eletromecânica do SENAI de Belém, Augusto Vinicios Pinto Pinheiro.
TEC/SONORA: Aluno de eletromecânica, Augusto Vinícios
“Escolhi o curso de eletromecânica no SENAI em função da necessidade que eu enxergo no mercado de trabalho, hoje, de profissional dessa área. Espero concluir o curso dentro da carga horário prevista, de maneira a me qualificar mais para o setor, que cada dia mais é mais exigente.”
LOC.: Segundo uma projeção realizada pelo SENAI-Pará, o estado paraense precisará qualificar 162,6 mil pessoas em ocupações industriais, que são aquelas atividades que requerem conhecimentos tipicamente relacionados à produção industrial.
Reportagem, Lúcio Flávio