Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 04 de Abril de 2022, 00:01h, atualizado em 03 de Abril de 2022, 20:10h
LOC.: A indústria de Santa Catarina gerou mais empregos que a soma das contratações do comércio, da agricultura e do setor de serviços em janeiro deste ano. O setor registrou saldo positivo de 12.900 vagas de carteira assinada. Os dados são Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged.
O desempenho da indústria catarinense reflete a performance da indústria no nível nacional. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, CNI, o emprego no setor aumentou 0,1% no primeiro mês do ano. O índice vem subindo desde novembro e acumula alta de 0,5% no período. Além disso, o faturamento real da indústria de transformação cresceu 2,8% em janeiro de 2022. Foi a terceira alta consecutiva do indicador, que já havia crescido em novembro e dezembro.
Apesar do bom resultado em ambos indicadores, o economista Benito Salomão destaca que é preciso esperar mais para ver se a retomada da atividade industrial é sustentável.
TEC./SONORA: Benito Salomão, economista
“Eu acho que ainda é cedo para falar em uma recuperação da indústria, porque você está utilizando só dois indicadores: faturamento, que cresceu, e emprego, que cresceu, mas levemente, uma alta de 0,1%, praticamente uma estabilidade. Se você olhar as horas trabalhadas, esse indicador está estável. Se você olhar a produção, a produção está em queda”.
LOC.: O deputado federal Gilson Marques, do Novo de Santa Catarina, destaca que os resultados são positivos, mas que o indicador de faturamento pode ser enganoso. Afinal, a Utilização da Capacidade Instalada, UCI, está em queda há sete meses. A UCI, em outras palavras, é o índice que mede o quanto das máquinas e equipamentos da indústria estão em uso para atender à demanda.
TEC./SONORA: Gilson Marques (Novo-SC), deputado federal
“O poder de compra do cidadão brasileiro está cada vez menor. Se o poder de compra está menor, ele consegue, obviamente, comprar menos. Se ele consegue comprar menos, as empresas e indústrias produzem menos. É algo muito simples”.
LOC.: Segundo a CNI, a UCI caiu 0,3% entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, e chegou a 79,1%. Em junho do ano passado, a UCI alcançou 83,3%, o ponto mais alto desde 2014. Na prática, significa que há mais máquinas e equipamentos parados do que havia em junho de 2021.
Reportagem, Felipe Moura