
LOC 1: Com a emissão de alertas extremos por meio da ferramenta Defesa Civil Alerta, a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, passou por uma grande simulação de desastre neste sábado, 5 de julho. Pela manhã, a ferramenta do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, coordenada pela Defesa Civil Nacional, enviou mensagens e avisos sonoros para os moradores do bairro Nova Esperança.
A ação considerou um cenário hipotético de fortes chuvas e deslizamentos de terra e teve como objetivo preparar a população para situações de risco, como ocorreu em 2008 no município. O coordenador do Departamento de Obras da Defesa Civil Nacional, Érico Borges, explicou a importância dessas simulações.
“Essa é a importância, fortalecer protocolos que são acionados em momentos muito específicos, não é todo dia que tem um desastre, mas quando ele ocorre, ele tem uma importância muito grande, então, à medida que você faz vários simulados, você está fortalecendo protocolos que precisam ser mantidos e você pode apontar e observá-los e alterar situações que devem ser melhoradas para uma situação real de desastre”
LOC 2: A simulação recriou situações como soterramentos, vítimas presas em escombros, resgates em áreas remotas e até o salvamento de um casal perdido na mata. O secretário da Defesa Civil de Blumenau, Carlos Olímpio Menestrina, lembrou que a cidade viveu uma tragédia em 2008 e precisa estar pronta para reagir.
“Como eu disse, hoje, a gente faz várias ações relativas à educação e à preparação da comunidade. Hoje, aqui, nós estamos simulando um desastre natural Esta comunidade foi atingida severamente em 2008, com vários deslizamentos. Então, hoje, nós estamos simulando aqui, primeiramente, as oito horas destinadas ao Cell Broadcast, que é o Defesa Civil Alerta, que é gerida pelo Governo Federal, exatamente para definir que as pessoas têm que sair das suas casas, é uma questão de segurança, e buscar um abrigo seguro, que é esta escola, que é um abrigo de autodefesa civil”
LOC 3: A funcionária pública Célia Vicente Maçaneiro acompanhou a simulação de perto. Ela também presenciou a tragédia de 2008.
“Na calamidade de 2008 a gente sofreu muito, não tínhamos conhecimento de nada... Hoje, durante o simulado, lembramos do desastre daquele ano e adquirimos muitos aprendizados. Se acontecer de novo, estaremos mais preparados”
LOC 4: O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto que se sobrepõem ao conteúdo acessado no aparelho, acompanhadas de alertas sonoros — mesmo que o celular esteja no modo silencioso. Os avisos são enviados automaticamente para todos os aparelhos compatíveis conectados às redes 4G e 5G nas regiões com risco iminente de desastres naturais ou outras emergências. Nenhum tipo de cadastro é necessário. Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br
Reportagem, Manuela Rolim.