Data de publicação: 07 de Junho de 2023, 04:00h, atualizado em 07 de Junho de 2023, 08:35h
LOC.: A Companhia de Saneamento do Paraná, Sanepar, está investindo R$ 16 milhões para ampliar o abastecimento de água e implementar serviços de coleta e tratamento de esgoto em Mariópolis, no Paraná. As obras, previstas para terminar no próximo ano, devem dobrar a disponibilidade de água tratada para a população. Parte desse plano inclui a adição de um novo poço, aumentando a produção em 40,3 mil litros de água tratada por hora.
O diretor executivo da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Percy Soares Neto, avalia que o serviço de saneamento é um serviço de concessão municipal.
TEC./SONORA: Percy Soares Neto - Diretor executivo da Abcon
“Então o apoio de estados e da união a esses municípios também é fundamental. Então uma política pública de apoio a esses municípios é fundamental nesse projeto”
LOC.: O governo do Paraná informa que ao todo, o sistema de saneamento terá cerca de 20 mil metros de rede coletora, 1.300 ligações domiciliares e a Estação de Tratamento de Esgoto Mariópolis, com capacidade de tratamento de 20 litros por segundo. Após a conclusão das obras, a previsão é que 65% da população seja atendida pela rede coletora de esgoto e 100% do esgoto coletado receberá tratamento.
Reportagem, Sophia Stein