Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 16 de Março de 2022, 10:00h, atualizado em 18 de Março de 2022, 03:58h
LOC.: São Paulo, Florianópolis e Curitiba são as melhores cidades para se empreender no Brasil em 2022. É isso que mostra o Índice de Cidades Empreendedoras 2022, publicado nesta quarta-feira (16) pela Escola Nacional de Administração Pública, a Enap, e pela Endeavor, uma rede de empreendedores que atua no Brasil há 20 anos.
Para a viabilizar a pesquisa, foram considerados os cem municípios brasileiros mais populosos. A diretora de Altos Estudos da Enap, Diana Coutinho, explica que o índice é um indicativo importante tanto para gestores públicos quanto para a sociedade.
TEC//SONORA: Diana Coutinho, diretora de Altos Estudos da Enap
“O empreendedor pode olhar quais os quesitos que ele considera mais importantes para o seu empreendimento e ir lá olhar dentro dos dos diferentes determinantes que compõem isso é ver quais os municípios que estão mais bem posicionados em relação aquilo que o empreendedor considera importante. E do ponto de vista do gestor público, como nós deixamos todos os todas as variáveis que compõe o índice de cidades empreendedoras abertas o gestor consegue ver onde que ele está melhorando”
LOC:. A empresária Maíra da Costa começou a pensar em empreender há oito anos no ramo de alimentação natural. Passou dois anos estudando o mercado de alimentação em São Paulo e contou com o apoio do Sebrae para desenvolver o plano de negócios. Para ela, esses foram fatores fundamentais para o sucesso.
TEC//SONORA: Maíra da Costa, empreendedora
“Quando a gente decidiu empreender, abrir a empresa aqui em São Paulo, principalmente com a ajuda do Sebrae, eu acho que o processo foi bem fácil, num não foi difícil. Então, a gente desde o começo tinha CNPJ, tinha um local pra pra poder fazer a produção dos itens e desde o primeiro momento quando a gente fez terminando de fazer aquele plano de negócios, fui até o Sebrae e consegui uma série de indicações para poder abrir esse negócio.”
LOC: A pesquisa considerou os determinantes: ambiente regulatório; a infraestrutura; mercado; acesso à capital; inovação; capital humano; e cultura empreendedora. Esta foi a primeira vez que a pesquisa mostrou um comparativo com o ano anterior. Entre as melhores cidades para se investir, cinco estão na região sudeste, quatro na Região Sul e uma no Centro-Oeste.
Reportagem, Angélica Cordova