Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

RJ: gestantes que tomaram AstraZeneca podem completar esquema vacinal com a Pfizer

Orientação é da Secretaria de Estado de Saúde. Em maio, a aplicação da AstraZeneca foi suspensa para grávidas e puérperas

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

As gestantes e puérperas do estado do Rio de Janeiro, que tenham comorbidades e tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca, poderão completar o esquema vacinal com a segunda dose da Pfizer. A orientação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e foi enviada aos 92 municípios do estado.

No dia 11 de maio, o Ministério da Saúde havia suspendido a vacinação com o imunizante da AstraZeneca para o grupo, após orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A suspensão ocorreu após o registro de um caso de óbito de gestante que recebeu a vacina. Na época, apenas o grupo com comorbidades estava incluído no calendário de vacinação.

Covid-19: Ministério da Saúde incorpora vacinas AstraZeneca e Pfizer ao SUS

40 municípios terão oportunidade de receber apoio gratuito para o enfrentamento à Covid-19

Tanto o imunizante da AstraZeneca, quanto a da Pfizer, devem ter a segunda dose aplicada 12 semanas após a primeira. A Secretaria de Saúde também orientou também que sejam vacinadas as mães que estão amamentando, sem limite de idade para os bebês. Esse grupo pode receber qualquer vacina disponível nos postos.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.