LOC.: No Rio Grande do Sul, foram registrados três milhões, sessenta e oito mil, setecentos e setenta e três casos de Covid-19 e quarenta e dois mil, quinhentos e vinte e uma mortes. O estado aplicou vinte e oito milhões, duzentos e sessenta e sete mil, seiscentos e nove doses da vacina monovalente e um milhão, seiscentos e cinquenta e seis mil, cento e quarenta da bivalente.
O infectologista Julival Ribeiro destaca a importância da vacinação contra a covid-19 e outras doenças infecciosas. Esses dados são fornecidos pelo Ministério da Saúde.
TEC./SONORA: Julival Ribeiro - infectologista
“Nós estamos observando ao longo desses meses a importância das pessoas tomarem a vacina para a covid-19, visto que ao longo desses meses, a vacina preveniu várias doenças e sobretudo, casos graves, hospitalizações e mortes.”
LOC.: A auxiliar de desenvolvimento infantil de 20 anos e moradora do município de Farroupilha, Maria Luisa Chiaparini, conta tomou as 3 doses contra covid-19 e acredita que a vacina pode diminuir os danos causados pelo vírus.
TEC./SONORA: Maria Luisa Chiaparini - auxiliar de desenvolvimento infantil
“Eu pretendo tomar mais doses, porque o cuidado nunca é pouco.”
LOC.: Farroupilha disponibiliza a vacinação contra a covid-19 em todas as Unidades de Saúde, drive-thrus e ações extramuros, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e da Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Sul. Para a primeira dose, é necessário documento com foto, CPF e Cartão SUS. Para a segunda dose ou reforço, deve-se apresentar a carteirinha de vacinação, CPF e documento com foto.
Reportagem, Sophia Stein