LOC.: O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, e o SEBRAE firmaram parceria para ajudar a melhorar a gestão municipal e estimular o desenvolvimento econômico de oito cidades do Rio Grande do Norte.
Para isso, o Programa Rotas de Integração Nacional, do MDR, e Cidade Empreendedora, do SEBRAE, serão integrados. Isso será feito por meio da capacitação de profissionais, da implementação de novas tecnologias e do fortalecimento de cadeias produtivas regionais.
As ações vão beneficiar as cidades de Barcelona, Bom Jesus, Lagoa de Velhos, Lajes Pintadas, Riachuelo, Rui Barbosa, Santa Maria e São Paulo do Potengi.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, explicou o funcionamento do programa conjunto.
TEC./SONORA: ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
“O que nós fizemos agora foi juntar as nossas afinidades, porque todo esse trabalho que antecede a execução, há a necessidade do planejamento, do treinamento, da expertise técnica, da inovação, que quem tem é o próprio Sebrae. Esse é o primeiro estado em que estamos estabelecendo essa parceria. Nós queremos ampliar essa parceria com o Sebrae para os outros estados do Nordeste e para as regiões onde há menor IDH, que são a Região Norte e o norte de Minas”.
LOC.: José Ferreira de Melo Neto, superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, dimensionou o alcance da iniciativa.
TEC./SONORA: José Ferreira de Melo Neto, superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte.
“São 2.400 empresas só nesses 8 municípios nesse projeto do Trairi-Potengi, que é uma região em que a gente está trabalhando políticas públicas”.
LOC.: Uma das cidades que vão integrar o piloto é Bom Jesus. Segundo o prefeito Clécio Azevedo, a participação do município pode significar uma transformação no panorama econômico.
TEC./SONORA: Clécio Azevedo, prefeito de Bom Jesus
“Esse projeto, entendo ser de grande importância e grande valia para nós, cidades pequenas, onde o maior empregador é a prefeitura. Eu digo a vocês, por experiência própria. Bom Jesus já foi a maior bacia leiteira do estado. Hoje, ela não tem nenhuma referência econômica. Eu acredito que esse projeto irá beneficiar as cidades como a minha”.
LOC.: Para saber mais sobre esta e outras ações de desenvolvimento regional do Governo Federal, acesse mdr.gov.br.