
LOC.: Os municípios brasileiros recebem neste dia 10, junto com a primeira parcela de julho do Fundo de Participação dos Municípios, a parcela extra de 1% — um montante de R$ OITO bilhões de reais. O valor foi calculado com base na arrecadação dos fatores que compõem o FPM — IR e IPI — entre julho de 2023 e junho de 2024.
Valores extras, mas que já são esperados por quem trabalha com orçamento. É o caso do prefeito de Ubá, cidade da Zona da Mata mineira, Edson Teixeira.
TEC/SONORA: Edson Teixeira, prefeito de Ubá -MG
“Ele [o dinheiro] me ajuda demais na primeira parcela do décimo terceiro. Ele praticamente garante a primeira parcela dos servidores efetivos e isso dá um alívio na conta por que não precisamos mexer com outras contas para poder pagar o décimo terceiro.”
LOC.: Assim como o prefeito Edson Teixeira quer entregar o mandato com as contas em dia, todos os outros gestores locais precisam estar atentos com as finanças, como explica o assessor de orçamento Cesar lima.
TEC/SONORA: Cesar lima, assessor de orçamento
“Até porque a lei fala que eles têm que entregar as prefeituras com dinheiro em caixa para as despesas do mês de janeiro, além de não poderem conhecer reajustes salariais que ecoem no mandato do próximo gestor.”
LOC.: As parcelas extras do FPM — pagas em março, julho e dezembro — servem justamente para compensar os valores e ajudar no custeio dos municípios. Para saber quanto seu município vai receber neste repasse extra, acesse www.brasil61.com e acompanhe o mapa interativo.
Reportagem, Lívia Braz