Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 22 de Março de 2022, 17:50h, atualizado em 22 de Março de 2022, 20:46h
LOC.: A proposta de reforma tributária em tramitação no Senado prevê um Fundo de Desenvolvimento Regional de aproximadamente R$ 30 bilhões em recursos. A quantia representa 5% da receita projetada para o Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS).
Na avaliação do deputado federal Luis Miranda (REPUBLICANOS-DF), a reforma, além de tornar o sistema de cobranças de impostos menos complexo, vai ajudar a reduzir as desigualdades do Brasil.
TEC.SONORA: Luis Miranda, deputado federal (REPUBLICANOS-DF)
“Reduzindo a carga tributária sobre o consumo e redistribuindo isso para outras áreas que não contribuem como deveriam, faz com que o maior gerador de empregos, que é o comércio, principalmente pequenos e médios empresários, venda, mais. E, vendendo mais, precisa contratar mais. Agora, essas pessoas contratadas vão passar a consumir. Isso cria um ciclo virtuoso de crescimento econômico que o Brasil ainda não possui.”
LOC.: Para o advogado tributarista João Carlos Martins, atualmente, as empresas brasileiras enfrentam dificuldades para cumprir as exigências tributárias.
TEC.SONORA: João Carlos Martins, advogado tributarista
“O custo para manter uma base contábil e tributária de uma média empresa gira em torno de 8% do faturamento. A pequena empresa não tem condição sequer de manter uma situação dessa. O Congresso Nacional necessita criar uma simplificação tributária.”
LOC.: Na última quarta-feira (16), a Comissão de Constituição e Justiça do Senado começou a análise da PEC 110/2019, que trata da reforma. O colegiado deve voltar a se reunir nesta semana para votar o texto.
Reportagem, Marquezan Araújo