LOC.: Impactada pela turbulência na política do país, a economia brasileira clama por reformas. Economistas e especialistas defendem que a Reforma Tributária precisa ser pautada e levada a sério por todos os parlamentares brasileiros. A reorganização do sistema tributário brasileiro é uma das diretrizes do plano de governo da atual gestão.
Segundo o economista e tributarista Luiz Carlos Hauly, a PEC 110 contempla uma reforma tributária simplificadora da base de consumo, a partir da cobrança eletrônica.
TEC./SONORA: Economista e tributarista - Luiz Carlos Hauly
“A nossa simplificação com a tecnologia 5.0 na cobrança dos impostos, com isso, haverá um ganho extraordinário para todos. É um tripé: simplificação, tecnologia 5.0 e redução da regressividade.”
LOC.: Segundo Hauly, tanto o governo, quanto a indústria e a população vão se beneficiar com a reforma tributária.
TEC./SONORA: Economista e tributarista - Luiz Carlos Hauly
“O governo federal, estados, municípios, irão ganhar muito, assim como as empresas, a indústria, comércio, agricultura, prestador de serviço. Todos vão ganhar muito, principalmente o consumidor final, que é quem paga essa conta. Ele vai ter uma redução da carga tributária e o imposto será recolhido de forma bem tranquila, bem segura.”
LOC.: Atualmente a PEC 110/2019 está em trâmite no Senado. Os documentos abordam a reforma tributária em termos gerais como simplificar tributos, reduzir a tributação sobre o consumo, desonerar produtos com maior valor agregado e combater a sonegação fiscal. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a Reforma Tributária deve passar a ser tratada pelo governo, em abril deste ano.