Data de publicação: 25 de Maio de 2023, 04:00h
LOC.: A concessão de crédito subiu 45% nos últimos 2 anos e meio, acompanhada de um significativo aumento de pequenos negócios tomadores de crédito no sistema financeiro nacional. Somente no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Pronampe, foram concedidos aproximadamente 37 bilhões de reais em empréstimos no ano passado. Para 2023 e 2024, o Pronampe ainda tem mais R$ 50 bilhões garantidos para as micro e pequenas empresas. As informações são de um estudo feito pelo Sebrae.
Para o economista e presidente do Instituto Nacional de Altos Estudos, Raul Velloso, a criação do Pronampe foi uma decisão acertada.
TEC./SONORA: Raul Velloso - economista e presidente do Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE)
"Este tipo de programa como o Pronampe, que o governo Lula está herdando, é um programa que em certo momento é importante, porque ele facilita o acesso ao crédito, dá mais prazo e cobra juros mais baixo, no momento que em você ainda tem um impacto ruim da pandemia e em adição a isso, as taxas de juros estão bastante elevadas", observa.
LOC.: Proposto no Senado, o Pronampe foi criado durante a pandemia para facilitar empréstimos a pequenos e microempresários. Depois, foi tornado política de crédito permanente. Em 2023, o governo federal sancionou uma lei que aumentou de 4 para 6 anos o prazo de pagamento dos empréstimos do Pronampe. A nova lei também estabelece uma carência de 12 meses para o início destes pagamentos. Para Izalci Lucas, senador do PSDB do Distrito Federal, qualquer iniciativa de apoio ao crédito é importante.
TEC./SONORA: Izalci Lucas - senador PSDB-DF
“E foi transformado esse projeto em uma política definitiva, em um projeto definitivo. Porque na época ele foi apresentado e aprovado apenas na pandemia, então passou de quatro para seis anos, o prazo de pagamento, inclusive aumentando a carência também. E permitindo que aqueles que têm financiamento com FCO, o Fundo Centro Oeste, o Fundo Norte e o Fundo Nordeste também pudessem renegociar o prazo dos financiamentos que foram feitos. Então, acho que é de suma importância para os pequenos e microempresários”, analisa.
LOC.: Para 2023 e 2024, o Pronampe ainda tem mais R$ 50 bilhões garantidos para as micro e pequenas empresas.
Reportagem, Lívia Azevedo