
Voltar
LOC.: O Projeto de Decreto Legislativo, do senador Zequinha Marinho, do Podemos do Pará, deve ser analisado em breve pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A proposta libera empreendimentos ferroviários da exigência de licença prévia ambiental para que sejam enquadrados como prioritários e, assim, possam ter acesso a financiamentos mais baratos.
Segundo o senador Zequinha Marinho, a medida é estratégica para o país.
TEC/SONORA – Senador Zequinha Marinho (Podemos-PA)
“Em um contexto de alta demanda por infraestrutura logística, especialmente no transporte de cargas de longa distância, a expansão da malha ferroviária é estratégica para reduzir custos operacionais, aumentar a competitividade das exportações e promover o desenvolvimento regional. O PDL 203, de nossa autoria, contribui, portanto, para a modernização da política de infraestrutura nacional, sem comprometer os princípios da sustentabilidade ambiental.”
LOC.: A proposta vem em um contexto de maior demanda para o escoamento da safra agrícola.
O Brasil colheu 350 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/2025, mas apenas 19% dessa produção foi transportada por ferrovias.
Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o modal ferroviário é mais sustentável, barato e eficiente, mas ainda pouco aproveitado
Quem explica é a assessora técnica da entidade, Elisângela Pereira Lopes:
TEC/SONORA: Elisângela Pereira Lopes, assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
“Para além de não termos uma linha férrea abrangendo todo o país, ainda existe a questão do que está em operação hoje. Podemos dividir assim: quase 12 mil quilômetros não estão funcionando de jeito nenhum; 9 mil quilômetros fazem apenas uma operação por dia; e o restante trabalha, em média, em baixa ociosidade. Por isso, é muito importante aumentar a oferta de ferrovias para atender ao agronegócio. Hoje, parte não funciona, a que funciona destina pouco ao agro, e onde funciona não é nas áreas em que a produção mais tem crescido.”
LOC.: O texto do projeto de Decreto Legislativo que libera empreendimentos ferroviários da exigência de licença prévia ambiental já foi aprovado na Comissão de Serviços de Infraestrutura e agora segue para a CCJ antes de chegar ao plenário do Senado.
Reportagem, Livia Braz