LOC.: O Governo Federal autorizou o início dos estudos para instalação do Projeto Hidroagrícola do Jequitaí, em Minas Gerais. A iniciativa vai beneficiar cerca de 150 mil pessoas em 19 municípios mineiros, gerando 80 mil empregos diretos e indiretos.
Eduardo Nóbrega, diretor de Parcerias com o Setor Privado e Sustentabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, explica o que prevê o projeto.
TEC./SONORA: Eduardo Nóbrega, diretor de Parcerias com o Setor Privado e Sustentabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional
“O projeto consiste na implantação de duas barragens de uso múltiplo no rio Jequitaí e de sistemas de irrigação, que proporcionarão a regularização da vazão do Rio São Francisco em 34 metros cúbicos, acumulação de água para abastecimento humano de 19 municípios, a geração de 20 megawatts de energia, a exploração agrícola de uma área de 35 mil hectares, entre outros usos.”
LOC.: O vale do Jequitaí tem sido estudado há mais de 50 anos. Os estudos realizados buscaram sempre o desenvolvimento econômico da região, por meio da disponibilização de recursos hídricos e de energia elétrica à região. O principal foco dos estudos foi o projeto de aproveitamento do cânion do rio Jequitaí.
Em outubro deste ano, o MDR anunciou repasse de 20 milhões de reais para obras complementares na Barragem de Jequitaí, como realocação de pontes e galerias. O empreendimento também será capaz de controlar cheias na região.
Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Alessandro Mendes