Data de publicação: 21 de Janeiro de 2021, 23:00h, atualizado em 22 de Janeiro de 2021, 10:03h
LOC.: Um projeto que acontece na bacia hidrográfica do Ribeirão Pipiripau, no Distrito Federal, ganhou destaque mundial e está concorrendo ao prêmio "Water Change Maker Awards". A iniciativa reconhece ações de destaque socioambiental em questões relacionadas à água, e avaliou 340 trabalhos, de mais de 80 países.
O “Projeto Produtor de Água na Bacia do Ribeirão Pipiripau” chamou atenção pela união de esforços e resultados satisfatórios no local, que abastece mais de 200 mil pessoas, alcançando as populações das Regiões Administrativas de Planaltina e Sobradinho. Ao todo, são 200 produtores rurais e 17 instituições participando da iniciativa, coordenada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), como explica o diretor da Agência, Jorge Werneck.
“O projeto visa implementar boas práticas agrícolas, boas práticas ambientais e também de engenharia para melhorar o uso da água e a gestão de recursos hídricos, nessa importante área que contribui para o abastecimento de, aproximadamente, 200 mil pessoas dentro do DF. Os 600 produtores rurais que estão naquelas bacias são beneficiados ou têm potencial de serem beneficiados pelo projeto.”
LOC.: Quem foi beneficiado por essas ações ressalta as mudanças provocadas por ela, como a produtora rural Flávia Kikuchi. Ela cultiva hortaliças e comercializa os alimentos nas Centrais de Abastecimento (Ceasa), e sofreu durante o período de crise hídrica, minimizado por ações do projeto.
“O que nós conseguimos aqui foi ampliar as reservas das propriedades, também foi feito, na beira das estradas, os bolsões para reter a água pluvial para que possa abastecer o lençol freático e, através desse projeto, também nas propriedades, foram realizados os revestimentos nos reservatórios de água para evitar perdas por infiltração, tendo um aproveitamento maior da água, sem desperdício.”
LOC.: A premiação conta ainda com iniciativas em países como Canadá e Egito, entre outros. O anúncio do projeto vencedor será realizado em 25 de janeiro, durante a Cúpula de Adaptação Climática 2021. Para votar na ação brasileira basta entrar no site gwp.org/vote e clicar no ícone do coração abaixo do Projeto Produtor de Água no Pipiripau.
Reportagem, Alan Rios