LOC.: No primeiro trimestre de 2023, as micros e pequenas empresas tiveram um desempenho positivo. O resultado foi acima da média esperada para o período e, também, acima da média histórica. Os dados são do Panorama da Pequena Indústria, uma pesquisa trimestral da Confederação Nacional da Indústria, a CNI. Para o economista Fernando Carvalho Dantas, isso se deve possivelmente aos efeitos dos últimos meses do ano de 2022, que, segundo ele, foram muito bons para o setor.
TEC./SONORA: Fernando Carvalho Dantas, economista
“É o resultado do PIB do setor industrial sobretudo das pequenas indústrias que se mostra surpreendente contrariando uma tendência de redução da atividade econômica que já se observa e isso se deve possivelmente a efeitos estatísticos a reboque dos últimos meses do ano de 2022 que foram muitos bons.”
LOC.: O presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, deputado Jorge Goetten, do PL de Santa Catarina, acredita que o cenário relativamente positivo vai além.
TEC./SONORA: deputado Jorge Goetten (PL-SC)
“Vários fatores contribuíram, primeiro o espírito empreendedor do brasileiro, a retomada econômica depois da pandemia, outro fator muito importante é a volta dos eventos, que voltaram com tudo e aqueceu a economia e faz o dinheiro circular.”
LOC.: A pesquisa é divulgada trimestralmente com base na análise dos dados da pequena indústria levantados na Sondagem Industrial, na Sondagem Indústria da Construção e no Índice de Confiança do Empresário Industrial. Todos os meses, as pesquisas ouvem aproximadamente 900 empresários de empresas de pequeno porte.
Reportagem, Lívia Azevedo