Data de publicação: 17 de Fevereiro de 2023, 15:06h, atualizado em 18 de Fevereiro de 2023, 18:13h
LOC.: Para garantir o planejamento e processo de gestão da Atenção Primária à Saúde, o Ministério da Saúde estabeleceu o valor per capita anual de R$5,95, com base em critério populacional, o que representa R$0,49 por habitante ao mês. O incentivo financeiro será pago via Programa Previne Brasil para os municípios e o Distrito Federal.
Em vigor desde janeiro de 2020, o Previne Brasil é um financiamento da Atenção Primária que tem como objetivo aumentar o acesso das pessoas aos serviços de atendimento de saúde no país. A médica que atua com saúde da família Karina Tomiasi explica que a Atenção Primária é um conjunto de ações que abrangem o diagnóstico, tratamento e manutenção da saúde.
TEC./SONORA: Karina Tomiasi, médica que atua na área de saúde da família
“A Atenção Primária à Saúde é a principal porta de entrada da população ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ela fornece um atendimento acessível e baseado na comunidade. Quando bem feita é capaz de prover 85% das demandas dos pacientes, ao longo de sua vida.”
LOC.: De acordo com Tomiasi, os atendimentos mais comuns nessa área são de pré-natal, puericultura, hipertensão, diabetes, dores no corpo e resfriados.
Segundo a Secretaria de Atenção Primária à Saúde, no Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são oferecidos aos pacientes de Unidades de Saúde da Família.
Reportagem, Nathália Guimarães