Data de publicação: 02 de Dezembro de 2022, 11:00h, atualizado em 09 de Dezembro de 2022, 18:10h
LOC.: A economia brasileira deve crescer 2,81% em 2022. É o que aposta o mercado, segundo o relatório Focus divulgado pelo Banco Central nessa segunda-feira (28). Pela terceira semana seguida, o boletim revisou para cima a expectativa de crescimento do PIB, o Produto Interno Bruto.
No início do ano, o mercado apostava que o PIB não ia crescer mais do que 0,3%. Para o economista Cesar Lima, as estimativas do PIB foram melhorando à medida que o cenário de incerteza esperado pelos analistas não se confirmava.
TEC./SONORA: Cesar Lima, economista
“Não só a atividade econômica está acima da expectativa. Na verdade, havia no início do ano um mau humor geral do mercado diante do quadro político e social, uma possibilidade de retomada da pandemia, incerteza quanto ao futuro político do país. Todas essas incertezas, ao longo do tempo, foram sendo dirimidas, o que ocasionou um otimismo maior por parte do empresariado. Isso se reflete diretamente nesses números que estamos vendo”.
LOC.: O deputado federal Alexis Fonteyne (Novo-SP) acredita que a atividade econômica já está respondendo à aprovação de vários marcos regulatórios nos últimos anos.
TEC./SONORA: deputado federal Alexis Fonteyne (Novo-SP)
“Esse crescimento que está acontecendo é uma inércia de todos os investimentos que estão sendo feitos, provocados por essa abertura de novos marcos, como saneamento, cabotagem, gás. Está tendo muitos investimentos em infraestrutura no Brasil e é um reflexo natural. É geração de emprego, é dinheiro que entra”.
LOC.: A projeção em torno da inflação também continua subindo, segundo o Focus. Há quatro semanas, o mercado projetava que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) vai encerrar o ano em 5,61%. Hoje, a expectativa é de alta de 5,91%. Foi o quinto aumento consecutivo dessa estimativa.
Reportagem, Felipe Moura.