Foto: Associação Brasileira de Estudo das Abelhas
Foto: Associação Brasileira de Estudo das Abelhas

PI: apicultores de Simplício Mendes terão acesso a financiamento por meio do Pronaf

Para ser um beneficiário, o trabalhador precisa apresentar projetos individuais ou coletivos que gerem renda aos agricultores familiares

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O governador do Piauí, Wellington Dias, participou nesta quinta-feira (22) do evento virtual de assinatura de uma operação de crédito entre o Banco de Brasília (BRB) e a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O evento também marcou o lançamento da Cartilha Crédito para as Cooperativas da Agricultura Familiar.

O Pronaf foi criado pelo Governo Federal para prestar apoio financeiro ao trabalhador rural e sua família, a fim de aumentar e fortalecer a capacidade produtiva, melhorar a renda, proporcionar bem-estar social e melhoria da qualidade de vida. Por meio do programa os produtores podem ter acesso a créditos para custeio, investimento e industrialização. Para ser um beneficiário o trabalhador precisa apresentar projetos individuais ou coletivos que gerem renda aos agricultores familiares.

MDR está apoiando criadores de abelhas do Pará na implantação de uma Rota do Mel

Mapa lança novo sistema nacional de cadastro para pescadores profissionais

Todo o passo a passo sobre como constituir uma cooperativa e se tornar um beneficiário do Pronaf está na Cartilha Crédito. Ela dispõe sobre os princípios, custos e atos do cooperativismo, composição de sócios, uso de novas tecnologias, formas de tributação, obrigações fiscais, contratos, cadastros e certidões exigidas, além das orientações para o acesso ao Pronaf BRB.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.