Foto: Secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará
Foto: Secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará

MDR está apoiando criadores de abelhas do Pará na implantação de uma Rota do Mel

O objetivo é integrar cerca de 500 apicultores, permitindo que eles tenham ganho de escala na compra de insumos e venda de produtos

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

ÚLTIMAS SOBRE PARÁ


O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, está apoiando criadores de abelhas do estado a Pará na implantação de uma Rota do Mel. O objetivo é integrar cerca de 500 apicultores, permitindo que eles tenham ganho de escala na compra de insumos e venda de produtos. Com isso, a expectativa é fortalecer a cadeia produtiva do estado. 

Na primeira etapa, as ações serão realizadas no sudeste no Pará, nos municípios de Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Parauapebas e Curionópolis.

O Pará concentra pouco mais de 1 por cento da produção brasileira de mel, mas seu potencial é considerado alto pela Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), que recomendou o estado ao MDR para a instalação da Rota do Mel. Em 2019, a produção do estado foi de 670 toneladas, o que corresponde a 65% de toda a região Norte.

Samuel Menezes, coordenador da Rota do Mel pelo MDR, destaca que a união dos apicultores paraenses vai ajudar a fomentar a produção de mel na região.

"Verificamos que tinha a viabilidade de fazer a integração de vários produtores na Rota do Mel em busca de uma sinergia, uma sintonia, que iria possibilitar um crescimento e uma melhor organização da cadeia produtiva local. É nisso que a gente vem trabalhando".

Além da Rota do Mel, o MDR também apoia as rotas do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Peixe e da Tecnologia da Informação e Comunicação. 

Para saber mais, acesse mdr.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.