LOC.: Ao ouvir falar em inteligência artificial, ou IA, logo vem à cabeça as produções futuristas de Hollywood. Mas o conceito é muito mais abrangente. De acordo com a consultora na área de proteção de dados e governança da internet no Instituto de Referência em Internet e Sociedade, Juliana Roman, os sistemas de inteligência artificial são capazes de adaptar o seu comportamento, até certo ponto, por meio de uma análise dos efeitos das ações anteriores e de um trabalho autônomo, a chamada machine learning (aprendizado de máquina). Ela pontua que a inteligência artificial copia algumas capacidades humanas.
TEC./SONORA: Juliana Roman, consultora na área de proteção de dados e governança da internet no Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS)
“A inteligência artificial é a capacidade que tem uma máquina para reproduzir competências semelhantes às humanas, como é o caso do raciocínio da aprendizagem, planejamento e também da criatividade. A inteligência artificial permite que sistemas técnicos percebam o ambiente que os rodeiam e lidem com essa percepção resolvendo problemas agindo no sentido de alcançar um objetivo específico."
LOC.: Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que estabelece os princípios, direitos e deveres para o uso de inteligência artificial no Brasil. O autor do projeto, deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), explicou que a IA traz melhorias em diversos serviços públicos.
TEC. SONORA: deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE)
“Você ter um bom atendimento na saúde pública, uma melhoria na segurança pública, usando equipamentos de inteligência artificial. E esse evento mostrou justamente isso, casos de sucesso tanto em gestão pública, de economizar o recurso se tiver gestões mais eficientes, porque quando você economiza o recurso você está gastando esse recurso com investimento no município, com obras e aquisição de equipamentos, e mostrou também casos de eficiência que melhoraram o atendimento ao cidadão”
LOC.: O projeto de lei aguarda a apreciação pelo Senado Federal, o que pode acontecer em 2023. Neste mês de dezembro, uma comissão de juristas, encarregada da regulamentação do tema, entregou um documento para estabelecer o marco legal da inteligência artificial ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Reportagem, Fernando Alves