LOC.: Durante a abertura do evento “Semana Brasil-OCDE”, que está sendo realizado em Brasília até a próxima sexta-feira (24), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a adesão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma prioridade do governo. O ministro citou o apoio do secretário-geral da Organização, Mathias Cormann, para esse passo.
TEC.SONORA: Paulo Guedes, ministro da Economia
“As nações avançadas, as economias mais fortes do mundo, as democracias liberais estão nesse grupo e o Brasil quer se juntar a esse grupo”.
LOC.: O secretário-geral Mathias Cormann citou as adaptações importantes na legislação brasileira para que o país possa completar o processo de ingresso na Organização. De 229 instrumentos legais que se espera dos candidatos, o Brasil já está em conformidade em 112. O deputado federal Domingos Sávio (PL-MG) ressaltou o papel do Congresso Nacional no que diz respeito às mudanças da legislação. O parlamentar lembra a importância da participação do Brasil no grupo.
TEC. SONORA: deputado federal Domingos Sávio (PL-MG)
“O Brasil tem procurado ter bases sustentáveis para ser uma economia confiável e tem também mostrado todo um compromisso de abertura do mercado, de ser um país de economia aberta, livre, competitiva. E isso é fundamental para encontrar numa organização dessa natureza e que talvez seja a mais importante no mundo para dar sustentação à competitividade comercial entre as nações”.
LOC.: O evento que o Brasil sedia até a próxima sexta-feira (24), no Itamaraty, em Brasília, conta com uma série de reuniões entre países latino-americanos e a OCDE, grupo das economias mais industrializadas do planeta. A Semana Brasil-OCDE tem como destaque eventos sobre políticas econômicas, educação e produtividade no Brasil e na América Latina.
Reportagem, Luciano Marques e Felipe Moura