LOC.: A vacinação contra a gripe e a influenza será antecipada na região norte do país. Os estados beneficiados são Acre (AC), Amazonas (AM), Amapá (AP), Pará (PA), Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins (TO). De acordo com o Ministério da Saúde, serão aproximadamente 6,5 milhões de doses a serem distribuídas de acordo com a necessidade dos grupos prioritários de cada estado.
A infectologista Raquel Stucchi explica qual a importância da antecipação do calendário vacinal nesses estados.
TEC/SONORA: Raquel Stucchi - Infectologista
“A região norte do país costuma ter a circulação do vírus influenza no início do ano (agora), muitas vezes nos primeiros meses do ano e por isso está correta a decisão do Ministério da Saúde em antecipar a vacinação do hemisfério norte para o mês março e início de abril. Já nas outras regiões do país, a circulação maior acontece no final do outono e início do inverno.”
LOC.: A infectologista ainda explica a importância da vacinação, principalmente para os grupos prioritários.
TEC/SONORA: Raquel Stucchi - Infectologista
"A vacinação contra a influenza é extremamente importante porque nós sabemos que alguns grupos populações - então extremo de idade, gestante, imunossuprimidos, são pessoas pessoas que têm um risco aumentado de ter doenças graves de necessidade de internação ou poder inclusive vir a óbito pela infecção pelo vírus influenza, então estar vacinado é diminuir os riscos dessas complicações e morte pelo vírus inflexível."
LOC.: O calendário vacinal seguirá normalmente no restante do país e os grupos prioritários continuam o mesmo.
Reportagem, Daniela Gomes