Data de publicação: 07 de Fevereiro de 2022, 17:30h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:32h
No Ceará, cerca de 2 milhões e duzentas mil pessoas tomaram a dose de reforço da vacina contra Covid-19, um percentual de 30% da população. Mas municípios como Morrinhos, Pentecoste, Abaiara, Acarapé, Acaraú, Apuiarés ainda não atingiram 65% da população imunizada com a segunda dose. Em todo o estado, já foram aplicadas cerca de 6 milhões e quinhentas mil vacinas de segunda dose contra covid. Quase 78% da população acima de 12 anos já está com o esquema vacinal completo.
A coordenadora de imunização do Ceará, Kelvia Borges, reforça que a dose de reforço pode ser aplicada em todos que já receberam a segunda dose ou dose única da vacina há mais de quatro meses: "A aplicação da dose de reforço para a população está condicionada a requisitos associados à completude do esquema vacinal. Então quando ele termina a B2 ou a dose única tem que ter um intervalo mínimo de quatro meses da última dose. E mais assim a gente tem um segundo monitoramento realizado diariamente com os munícipes.”
A secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, explica que a vacinação é importante no atual contexto da pandemia: “A variante veio também para nos ensinar, que quando nós estávamos achando - nós observamos isso no Brasil inteiro, já estava um pouco arrefecidos, né? Alguns deixando as máscaras, se aglomerando, relaxando, ela veio mostrar que nós ainda precisamos. A pandemia não acabou, de fato a pandemia não acabou, ela não está como estava, não vamos envolver estresse pós-traumático, mas precisamos estar alertas e ser prudentes”
A vacina está disponível em todo o estado para jovens e adultos a partir de 12 anos. E o reforço para quem tem mais de 18 anos e já tomou a segunda dose ou dose única há quatro meses.
Ministério da Saúde inclui crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Vacinação contra Covid-19
Covid-19: menos de 60% da população de RR, AP, PA e MA tomaram as duas doses da vacina
Covid-19: pode tomar a vacina gripado?
