Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 1 milhão de casos de covid-19 foram registrados em Pernambuco

O estado aplicou 23.104.015 doses da vacina monovalente e 1.209.052 vacinas da bivalente contra a doença

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Até o momento, em Pernambuco foram registrados 1.196.734 casos de Covid-19 e 23.121 mortes pelo vírus. O estado aplicou 23.104.015 doses da vacina monovalente e 1.222.891 vacinas da bivalente contra a doença. Os dados são do Ministério da Saúde.

Recife é o município que possui o maior número de doses aplicadas, tanto da monovalente, quanto da bivalente, com 4.622.786 e 247.020 respectivamente. Já a cidade de Ingazeira é a que possui menos aplicações da vacina monovalente, com 14.067 e Xexéu é a que possui o menor número de bivalentes aplicadas, com apenas 255.

O que diz a Secretaria de Saúde de Ingazeira

Em contato com o portal Brasil 61.com, a Secretaria de Saúde de Ingazeira ressalta que a maioria de doses recebidas pelo município são referentes à bivalente, a qual teve 15.456 doses aplicadas, incluindo doses de reforço. Além disso, o órgão pontua que o município tem uma população estimada em 4.768 habitantes, e, quando é feita uma relação com a quantidade de doses aplicadas até o momento, a cobertura vacinal atinge 90% dos moradores.

Apesar desse panorama referente à Ingazeira, com base em dados divulgados pelo Ministério da Saúde, vale ressaltar que o número de doses aplicadas está diretamente relacionado à quantidade de habitantes do município. De acordo com a secretaria de saúde local, a população é estimada em 4.768 moradores e, desse total, 90% já foi imunizada contra Covid-19. Ainda segundo o órgão, “a maioria das vacinas recebidas foram vacinas bivalente, das quais já foram aplicadas um total de 15.456 doses”.

Em relação à Xexéu, a reportagem tentou contato com a secretaria de saúde do município para esclarecimentos dos fatos, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve nenhum retorno. 

A infectologista Karen Morejón destaca a necessidade de manter a vacinação bivalente contra a covid-19 em dia. Ela ressalta que, apesar da redução de casos, ainda existem pacientes que desenvolvem quadros graves da doença, sobretudo aqueles com comorbidades.

“Então, mais uma vez, nós reforçamos a necessidade dessa vacina e reforçamos a necessidade de se fazer a vacina bivalente quando indicada, então todos nós devemos ter essa vacina atualizada assim como eu para falar, atualizadas também as outras vacinas do nosso calendário”, alerta.

De acordo com o governo de Pernambuco, a rede de vacinação é organizada individualmente por cada município. Portanto, é essencial consultar a prefeitura, a secretaria de saúde municipal ou uma unidade de saúde local para identificar os pontos de vacinação mais próximos de sua residência.
 

Veja Mais:

São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul registram aumento de casos de Covid-19 na população adulta

Vacina contra Covid-19 será adicionada ao Calendário Nacional de Vacinação em 2024
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.