LOC.: A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou levantamento que aponta os desafios das cidades de todo o país no que diz respeito à atualização das legislações locais e simplificação dos procedimentos de licenciamento para a instalação de antenas de 5G e ampliação da cobertura 4G. Segundo o cronograma da Anatel, a ativação da rede de internet móvel de quinta geração deve chegar a todas as cidades médias e pequenas entre 2023 e 2029.
A ampliação de cobertura do 4G já começa em 2023, levando a tecnologia de quarta geração aos mais de 7.000 lugares onde ela ainda não funciona. O avanço da nova tecnologia 5G aumenta as oportunidades de negócios e promoção de serviços públicos, educação, indústria e demais setores.
Quem explica a importância da internet de alta velocidade é o coordenador de infraestrutura da Conexis Brasil Digital, Diogo Della Torres, representante das principais operadoras de telefonia do país.
TEC. SONORA: Diogo Della Torres, coordenador da Conexis Brasil Digita
“O país está em processo de intensa digitalização dos diversos serviços da sociedade. Na educação, temos os recursos audiovisuais; na saúde, a marcação de consultas on-line, verificação de exames realizados, cirurgias de forma remota; serviços financeiros estão cada vez mais digitais; na indústria e na agricultura os diversos equipamentos utilizados têm trabalhado conectados em nuvem, de forma integrada, e não mais individual. Os próprios serviços públicos, nas mais diversas esferas, estão cada vez mais no mundo digital e menos físico”
LOC.: O coordenador de infraestrutura da Conexis Brasil ressalta que esses avanços só serão sentidos pela população à medida que os municípios atualizarem suas legislações e permitirem que os investimentos cheguem à cidade.
Segundo a pesquisa da CNM, atualmente apenas 222 municípios estão com atualização das leis de antenas em andamento, incluindo capitais.
Reportagem, Luciano Marques