LOC.: O governo federal anunciou, nesta quinta-feira (27), o edital para a construção do túnel Santos-Guarujá. O valor investido no projeto será de SEIS BILHÕES de reais. A estimativa é de que o empreendimento contribua para a geração de NOVE MIL empregos diretos e indiretos. O leilão está previsto para o dia primeiro de agosto de DOIS MIL E VINTE E CINCO.
Em meio à cerimônia de apresentação do edital, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância do projeto para a população e reforçou que a construção do túnel é a confirmação de um compromisso que envolve o governo federal e a gestão pública do estado de São Paulo.
TEC./SONORA: Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos
“Vamos fazer juntos uma obra que, depois de 100 anos, está saindo do papel. Essa obra vai trazer dignidade às comunidades, vai ajudar a mobilidade urbana, vai gerar empregos e renda e fortalecer o Porto de Santos, o maior porto público da américa latina. Em agosto estaremos juntos, batendo o martelo para a maior obra do Brasil e do setor portuário brasileiro.”
LOC.: O túnel que ligará os dois municípios será o primeiro submerso do país e o maior da América Latina. Ao todo, o empreendimento conta com um quilômetro e meio de extensão, sendo OITOCENTOS E SETENTA metros imersos. O projeto foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, o Novo PAC.
Atualmente, mais de VINTE E OITO MIL pessoas fazem a travessia entre as duas cidades com a utilização de barcos de pequeno porte ou balsas. Além disso, por dia, mais de VINTE MIL veículos cruzam as duas margens.
O evento também contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; além de outras autoridades.
Na avaliação de Lula, iniciativas como essa ajudam a resolver problemas que a maioria das pessoas enfrenta no dia a dia.
TEC./SONORA: Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
“Porque as pessoas moram nas cidades, e não no estado ou no Brasil. É na cidade que elas vão pegar o ônibus, é na cidade que elas vão ao médico, é na cidade que elas vão à escola, é na cidade que elas querem o asfalto.”
LOC.: O evento também marcou a assinatura da renovação antecipada da delegação do Porto Organizado de São Sebastião por mais VINTE E CINCO anos. Com isso, houve a extensão da vigência de DOIS MIL E TRINTA E DOIS para DOIS MIL E CINQUENTA E SETE.
Além disso, a cerimônia teve como destaque a assinatura de um acordo extrajudicial coletivo entre as autoridades portuárias patrocinadoras e o Instituto Portus, mediado pelo Ministério Público do Trabalho. O acordo envolve valores em litígio de CINCO BILHÕES de reais.
Reportagem, Marquezan Araújo