Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

IR: contribuinte pode entregar a declaração e fazer ajustes depois

Secretário especial da Receita Federal ressalta que contribuintes com eventuais problemas na declaração terão oportunidade de se autorregularizar

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

ÚLTIMAS SOBRE ECONOMIA


Quem ainda não prestou contas ao Leão pode entregar a declaração do imposto de renda e depois realizar ajustes, correções ou simplificações nas informações que prestou. É isso que ressalta o secretário especial da Receita Federal, José Tostes, que lembrou que a ação evita o pagamento de multas por atraso.

Tostes afirma que contribuintes com eventuais problemas na declaração terão oportunidade de se autorregularizar, pois receberão os relatórios dos problemas identificados na declaração e vão poder fazer correções sem qualquer incidência de multas ou penalidades.

A Receita disponibiliza duas ferramentas de facilitação para quem ainda não realizou a declaração, que é a declaração já pré-preenchida e o assistente virtual. Esse último já recebeu mais de 30 mil dúvidas de contribuintes.

O prazo da entrega da declaração do imposto de renda termina nesta segunda-feira (31). A data final foi estendida em um mês para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19. 

Um projeto de lei chegou a ser aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para adiar novamente o prazo, deixando para 31 de julho, mas o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou a proposta, após recomendação da Receita Federal.

Quem não enviar a declaração pode pagar uma multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.