LOC.: A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o resultado que mede semanalmente o IPC-S da terceira quadrissemana de abril. Os dados mostram que das sete capitais avaliadas, cinco estão em desaceleração. É o que explica o economista Newton Ferreira.
TEC/SONORA: Newton Ferreira - Economista
“Das sete capitais que foram avaliadas só Recife apresentou uma queda nessa variação quadrissemanal, o maior aumento foi do Rio de Janeiro, +0,68%, as desacelerações em relação a 15 de abril ocorreram em 5 das sete capitais. A maior desaceleração foi Brasília, passando de 0,44% para 0,09%."
LOC.: O economista Alexandre Arci destaca que esses resultado é fruto de uma inflação que está em processo de desaceleração.
TEC/SONORA: Alexandre Arci - Economista
"A nossa economia está em processo de desaceleração onde o custo do dinheiro se torne muito alto, não trazendo motivação para todo mercado investir dentro da própria economia, isso é visível quando um empreendedor prefere colocar seu dinheiro dentro do mercado financeiro do qual traz através da própria renda fixa uma remuneração extremamente interessante, fazendo com que o mercado todo vire um processo de desaquecimento."
LOC.: A próxima divulgação dos resultados regionais do IPC-S será no dia 3 de maio. E você pode acompanhar no portal IBRE, da FGV.
Reportagem, Daniela Gomes