Data de publicação: 26 de Fevereiro de 2023, 17:25h, atualizado em 27 de Fevereiro de 2023, 21:50h
LOC.: O prazo para que as empresas enviem aos funcionários o informe de rendimentos referentes a 2022 termina nesta terça-feira, dia 28. O prazo é o mesmo para bancos ou corretoras de valores que precisam disponibilizar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras de seus clientes.
Os documentos podem ser disponibilizados pela internet ou em aplicativos de internet banking. O especialista em contabilidade Antônio Wilson Pimentel explica que o empregador ou o banco que não fornecerem os comprovantes dentro do prazo estarão sujeitos a penalidades.
TEC./SONORA: Antônio Wilson Pimentel, especialista em contabilidade
“Eles são obrigados a fazer a Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF) até este dia 28. Se não fizerem, serão penalizados com multa que começa a partir de duzentos reais. Depois de feita a DIRF, não há motivo para eles negarem aos colaboradores o informe de rendimento.”
LOC.: No informe do empregador devem constar os valores de todos os salários pagos em 2022, do 13º salário, além de outros rendimentos recebidos de forma eventual, como participação nos lucros.
Já o prazo para entrega de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física vai do dia 15 de março até 31 de maio de 2023. O contribuinte já pode começar a procurar um contador e reunir a documentação necessária. A assistente social Lorena Ramos, de 29 anos, que mora em Brasília, já começou a tomar as devidas providências.
TEC./SONORA: Lorena Ramos, assistente social
“Gosto de me organizar com muita antecedência. Tudo o que posso e está ao meu alcance eu já deixo organizado para poder fazer a declaração. Acho importante para não me perder, para deixar tudo em dia. Eu gosto de fazer [a declaração] na primeira semana para cair [a restituição] mais rápido também.”
LOC.: Para fazer a declaração é possível baixar um programa de computador, preencher e enviar diretamente pela internet, ambos no site da Receita, ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” no celular ou tablet.
Com a colaboração de Fernando Alves, reportagem, Marquezan Araújo