LOC.: A trajetória da empreendedora Larissa Moraes é digna das telas de cinema. Infeliz na carreira como advogada, ela já havia aceitado que, aos 50 anos, não teria mais uma oportunidade de mudar de vida.
Para relaxar após dias estressantes de trabalho, Larissa desenhava. Um dia, sem pretensão alguma, desenhou uma coleção de jóias, que guardou na gaveta. Convencida a publicar o desenho no Instagram, ela viu que surgia uma chance de dar forma às jóias e empreender, processo que foi interrompido com a explosão da pandemia, em 2020.
Larissa, então, resolveu se inscrever em concursos de jóias para adicionar algumas certificações ao currículo. Ela mal sabia a reviravolta que estava por vir.
TEC./SONORA: Larissa Moraes, designer de joias
"O que começou como um hobby virou meu mundo de cabeça para baixo. No prêmio mais importante, eu ganhei o ouro, a prata e o bronze. No concurso de pérolas nos Estados Unidos, eu fui a escolha do presidente, que é o máximo que você pode ter. Eu fui publicada na Forbes duas vezes e uma revista de referência de joalheria fez uma matéria sobre mim. Eu fui publicada em 20 países diferentes. Foram mais de 200 publicações, sem dinheiro para marketing, nunca paguei um tráfego. É uma história de cinema e eu estou estrelando."
LOC.: O sucesso repentino despertou a atenção de compradores internacionais. Mas, sem experiência com empreendedorismo nem mercado exterior, Larissa procurou ajuda da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil.
TEC./SONORA: Larissa Moraes, designer de joias
"Imagina você começando uma empresa, vivendo tudo isso, você precisa de apoio. É muito difícil seguir sozinho. Eu não paguei nada pelo Peiex. Me pegaram pela mão, me ajudaram. Eu sinto muita gratidão pela Apex."
LOC.: A designer participou do Programa de Qualificação para Exportação, o Peiex, e do Mulheres e Negócios Internacionais, iniciativas da ApexBrasil que contribuíram para que ela conseguisse assinar contrato com duas lojas no exterior, sendo uma na Europa e outra nos Estados Unidos.
Agora ela se prepara para o próximo salto, que é desenhar uma segunda coleção, a ser vendida por lojistas importantes de outros países.
Gostou da história da Larissa Moraes? Fique ligado para mais histórias inspiradoras de empreendedores brasileiros.
Para mais informações sobre os programas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, acesse www.apexbrasil.com.br.