Na estampa do selo, está o pato-mergulhão, embaixador das águas brasileiras e uma das aves mais ameaçadas de extinção das Américas. Foto: Ministério do Desenvolvimento Regional
Na estampa do selo, está o pato-mergulhão, embaixador das águas brasileiras e uma das aves mais ameaçadas de extinção das Américas. Foto: Ministério do Desenvolvimento Regional

Governo Federal prorroga inscrições para o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras

Chamamento público é voltado a empresas e organizações que realizam projetos de revitalização de bacias hidrográficas


O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, prorrogou até 20 de outubro o prazo de inscrições para o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras. Esta é a primeira edição da condecoração, voltada a pessoas, empresas e organizações que executem, financiem ou apoiem projetos de revitalização de bacias hidrográficas ou que desenvolvam ações voltadas à sustentabilidade. Confira o edital e o regulamento.

A iniciativa, ligada ao Programa Águas Brasileiras, visa estimular o patrocínio de projetos de revitalização de bacias hidrográficas, além de conscientizar a sociedade brasileira da importância da preservação das águas brasileiras e incentivar o compartilhamento das boas práticas que possam ser replicadas em outros locais. O Comitê Gestor do Selo é composto por equipes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Projeto pretende evitar prejuízos ao direito da concorrência no Brasil

Vacinas da gripe e covid podem ser aplicadas no mesmo dia, diz Ministério da Saúde

“Com o selo, a empresa pode comunicar em seus portais e produtos que está de fato envolvida e engajada, viabilizando projetos de recuperação de áreas degradadas e revitalização das bacias hidrográficas", destaca a secretária de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do MDR, Verônica Sánchez.

O Selo

Na estampa do selo, está o pato-mergulhão, embaixador das águas brasileiras e uma das aves mais ameaçadas de extinção das Américas, que vive e se reproduz apenas em rios e cursos d’água extremamente limpos. A ave é considerada um bioindicador ambiental, pois onde é encontrada, há certeza de qualidade dos mananciais e da preservação.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: O Governo Federal prorrogou até 20 de outubro o prazo de inscrições para o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras. Esta é a primeira edição da condecoração, que será concedida a pessoas, empresas e organizações que executam, financiam ou apoiam projetos de revitalização de bacias hidrográficas ou desenvolvam ações voltadas à sustentabilidade. 
O Selo faz parte do Programa Águas Brasileiras e visa estimular o patrocínio a projetos de revitalização de bacias, além de conscientizar a sociedade brasileira da importância de preservar os mananciais existentes no País. 
Verônica Sánchez, secretária de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, explica o objetivo da condecoração e os benefícios para as empresas participantes.
 

TEC./SONORA: Verônica Sánchez, secretária de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do Ministério do Desenvolvimento Regional
“O Selo então tem como objetivo reconhecer iniciativas que já estão acontecendo no País com objetivo de trazer maior visibilidade e dar escala aos projetos de revitalização de bacias hidrográficas em prol da segurança hídrica. As iniciativas de revitalização de bacias hidrográficas feitas pelas empresas não só produzem um efeito positivo no meio ambiente e em termos de disponibilidade hídrica, mas também trazem um ganho de reputação para as empresas que têm esse compromisso com a sustentabilidade.”
 

LOC.: O Selo Aliança pelas Águas Brasileiras traz na estampa o pato-mergulhão. Considerada a embaixadora das águas brasileiras, a ave é uma das mais ameaçadas de extinção nas Américas e vive e se reproduz apenas em rios e cursos d’água extremamente limpos. Além disso, o pato é considerado um bioindicador ambiental, pois onde é encontrado, há certeza de preservação dos mananciais.
Para saber mais sobre o prêmio e ler o edital e o regulamento, acesse mdr.gov.br.