LOC.: Nesta quarta-feira, dia 20, a União paga mais de R$ 880 milhões referentes à segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios a mais de 5.500 cidades brasileiras. Mas nem todas irão receber o repasse — 34 delas estão bloqueadas de receber recursos federais, segundo o Tesouro Nacional.
Entre elas, Conceição do Almeida, na Bahia. O município de 17 mil habitantes tem cerca de R$ 150 mil referentes ao FPM para receber, mas está impedido desde o último dia 11 de março. A secretária de administração e finanças da cidade, Renata Barros, explica que o bloqueio foi por problemas administrativos, mas garante que o caso já está sendo resolvido.
TEC/SONORA: Renata Suely Nogueira de Santana Barros, secretária de administração e finanças de Conceição do Almeida, BA
“Houve uma revisão da parte da Receita Federal com relação ao cálculo do Pasep, eles fizeram um detalhamento com a fiscalização e esse auto gerou uma multa para pagar. Nós já pagamos e o município segue impedido até fazer o desbloqueio.”
LOC.: Na lista dos municípios impedidos de receber o FPM, entre os estados com mais cidade bloqueadas está Sergipe. A redação do Brasil 61 entrou em contato com todos os sete municípios do estado bloqueados segundo a lista do Siafi, mas nenhum deles respondeu aos nossos questionamentos até o fechamento desta reportagem.
Entre os motivos que podem levar os municípios a terem os repasses federais bloqueados estão a ausência de pagamento da contribuição ao Pasep, dívidas com o INSS — e outras questões burocráticas. O impedimento complica a situação financeira de municípios, sobretudo os menores, como explica o especialista em orçamento Dalmo Palmeira.
TEC/SONORA: Dalmo Palmeira, especialista em orçamento
“Para os municípios que são muito dependentes do FPM, praticamente significa a paralisação do funcionamento das atividades básicas do município. Em muitos deles, a maior despesa é com pagamento de pessoal, então se isso permanece durante algum tempo, acaba atrasando a folha de pagamento.”
LOC.: Para saber quanto seu município vai receber referente ao FPM, acesse www.brasil61.com.
Reportagem, Lívia Braz