Data de publicação: 15 de Abril de 2020, 22:53h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:31h
Todas as capitais brasileiras já registram casos da Covid-19. Mas a incidência da doença, que tem trazido prejuízos à economia nacional, varia enormemente entre as grandes cidades do país. Em Fortaleza, segundo o Ministério da Saúde, registra-se 573 casos de coronavírus por um 1 milhão de habitantes, a maior taxa em todo o Brasil.
O dado preocupa a prefeitura da cidade, que tem tomado diversas ações para reverter a situação, como por exemplo com o fechamento instituições de ensino e a contratação de médicos em caráter emergencial. Em cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o governo local anunciou a abertura de 140 leitos até o final de abril. De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, a prioridade no momento é ampliar a assistência hospitalar na cidade.
“Num momento como esse, claro, a prioridade número 1 é a gente montar uma estrutura de prevenção e de preparação a assistência a saúde. Os pacientes que eventualmente desenvolvam sintomas e, eventualmente, precisem de atendimento.”
Com 2,6 milhões de habitantes, a capital cearense é hoje a quinta maior cidade do Brasil. Para se ter uma ideia da gravidade da epidemia de Covid-19 no município, no bairro de Meireles, por exemplo, foram registrados mais de 160 casos do novo coronavírus. O número é superior ao registrado em diversos estados brasileiros, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que possuem, respectivamente, 134 e 113 casos da doença.
Além da assistência médica, o prefeito de Fortaleza afirma que o seu governo também tem atuado de outras formas para diminuir o impacto do coronavírus na cidade como por exemplo, aumentando a assistência social para a população mais vulnerável.
“É importante, dentro dos limites de responsabilidades legais e financeiras do município, garantir uma rede de proteção social, econômica e alimentar para os mais vulneráveis e aqueles que são mais atingidos socioeconomicamente por essa epidemia.”
Após Fortaleza, São Paulo e Manaus são as capitais brasileiras com a maior incidência de casos da Covid-19 por 1 milhão de habitantes, com 518 e 482 ocorrências, respectivamente. Em contrapartida, Maceió e Teresina aparecem na lanterna da tabela divulgada pelo Ministério da Saúde, com 36 e 42 casos por um milhão de habitantes.
Para mais informações, acesse: saude.gov.br/coronavirus.