Data de publicação: 19 de Julho de 2022, 11:30h, atualizado em 19 de Julho de 2022, 22:11h
LOC.: Uma base de dados que mede o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades do Brasil reúne informações de todos os municípios do país quanto avanços e retrocessos nessa temática. A ferramenta foi lançada com o intuito de estimular o cumprimento da Agenda 2030 da ONU.
Segundo o diretor do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, com isso, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a fazer essa avaliação. A ferramenta conta com mapa interativo, além de uma análise individual de cada município e um ranking entre cidades, estados e regiões.
TEC./SONORA: Jorge Abrahão diretor do Instituto Cidades Sustentáveis
“É importante que o país tenha indicadores atualizados. Nós conseguimos criar o índice que desenvolveu um olhar para as cidades, criou um ranking e nós conseguimos ver as cidades em cinco diferentes níveis, que vão de muito baixo desenvolvimento sustentável até muito alto desenvolvimento sustentável. Se conseguirmos avançar com essa agenda nas cidades, também vamos estar avançando o país.”
LOC.: Por meio dela, é possível identificar as virtudes e as fragilidades dos entes no cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para o secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcelo Morales, as Universidades e Institutos de Pesquisa também podem contribuir para o alcance de bons índices sustentáveis.
TEC./SONORA: Marcelo Morales, secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
“O desafio que coloco para os prefeitos, com apoio do MCTI, é que coloquemos as Universidades e Institutos de Pesquisa à disposição dos municípios, para que todos esses índices sejam superados. Aqueles que não estão bem, que superem esses desafios com a melhor ciência disponível no país.”
LOC.: Até o momento, a cidade que teve a melhor performance dentro dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU foi São Caetano do Sul (SP), que atingiu 65,62 pontos na soma de todos os critérios. Já a última posição do ranking é ocupada pelo município paraense de Santana do Araguaia, com 30,10 pontos.
Reportagem, Marquezan Araújo