Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 18 de Abril de 2022, 07:00h, atualizado em 18 de Abril de 2022, 11:11h
LOC.: A indústria de transformação do Espírito Santo teve saldo positivo de 1.390 vagas de emprego formal nos dois primeiros meses de 2022, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. O desempenho do estado vai na contramão do resultado da indústria nacional que, segundo a Confederação Nacional da Indústria, a CNI, caiu 0,1% em fevereiro após alta de 0,1% em janeiro, o que aponta para um cenário de estagnação.
Apesar do resultado negativo em fevereiro, o emprego industrial vinha de três altas consecutivas desde novembro, com crescimento acumulado de 0,5%. O indicador de faturamento real apresenta quadro semelhante. Após três altas consecutivas, que totalizaram aumento de 6,6%, o índice recuou 0,2% no último mês. Para o economista William Baghdassarian, o desempenho instável dos indicadores deve-se a fatores positivos e negativos.
TEC./SONORA: William Baghdassarian, economista
“À medida que a pandemia começa a recuar, a gente tem um crescimento natural da atividade e a maturação daquelas reformas [trabalhista e previdenciária], que começaram a dar alguns efeitos. Outro fator positivo é que a gente conseguiu atrair investimentos e destravar uma agenda de infraestrutura. São forças que puxam na direção de dizer: ‘sim, estamos voltando a crescer’”.
LOC.: Entre os fatores que impactam a atividade industrial negativamente estão a escassez de componentes eletrônicos, a alta no preço dos combustíveis e a guerra entre Ucrânia e Rússia, a nível externo. Internamente, ele cita a taxa de juros e a inflação.
A deputada federal Dr. Soraya Manato (PTB-ES) destaca a importância da indústria para geração de emprego e renda e acredita que a tendência para os próximos meses é de crescimento, graças à entrada de investimentos estrangeiros.
TEC./SONORA: Dr. Soraya Manato (PTB-ES), deputada federal
“A indústria sustenta grande parte da população brasileira. Nós estamos saindo de uma pandemia e o país vai retomar todos esses índices, que são importantíssimos. A construção civil deu uma melhorada, então a gente quer que a indústria também tome o mesmo rumo”.
LOC.: No ano passado, o Brasil teve saldo positivo superior a 2,7 milhões de novas vagas no mercado formal de trabalho. Este ano, nos dois primeiros meses, mais de 470 mil empregos foram criados.
Reportagem, Felipe Moura.