
Voltar
LOC.: Entre janeiro e abril de 2025, mais de DUZENTOS E CINQUENTA E OITO MIL consumidores passaram a usar sistemas de micro e minigeração distribuída de energia elétrica, no país. Esse volume resultou em um aumento de potência de DOIS VÍRGULA OITENTA E SEIS gigawatts.
No primeiro quadrimestre deste ano, os sistemas instalados passaram a gerar créditos para MAIS E TREZENTOS E NOVENTA MIL imóveis, entre casas, comércios e fazendas, por exemplo. Os dados constam do painel interativo da Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL.
No Brasil, algumas instituições financeiras disponibilizam linhas de crédito para facilitar a aquisição de projetos voltados para micro e minigeração de energia, sobretudo em áreas rurais. Uma delas é o Banco da Amazônia, que atua com um financiamento específico para empreendimentos rurais na Região Norte.
Nesse caso, o limite de financiamento será definido de acordo com a capacidade de pagamento do cliente, levando em conta o resultado de uma análise técnica. Vale destacar que o investimento também poderá ser associado a capital de giro.
Em relação às taxas de juros, serão levadas em conta as dos Fundos Constitucionais de Financiamento, que variam em função do porte e finalidade do crédito.
O gerente executivo de Pessoa Jurídica e Relacionamento do Banco da Amazônia, Luiz Lourenço de Souza Neto, considera que o investimento nessa área representa a construção de um meio ambiente mais equilibrado, mantendo os valores econômicos e sociais da Região Amazônica.
TEC./SONORA: Luiz Lourenço de Souza Neto, gerente executivo de Pessoa Jurídica e Relacionamento do Banco da Amazônia
“Aqui se entende como energias renováveis o financiamento de energia solar (instalação de placas fotovoltaicas), eólica, biomassa, biogás e outras fontes que não agridem o meio ambiente e nem esgotam os recursos naturais. Podem ser financiados também veículos que se utilizam de energia limpa, como, por exemplo, caminhões para transporte de produtos que substituam o diesel por gás natural.”
LOC.: Os financiamos de projetos de micro e minigeração de energia também atendem instalações situadas nas áreas urbanas. Por meio da linha Energia Verde - Não Rural, os clientes têm acesso a um limite de recursos de até CEM POR CENTO do valor financiado, dependendo do porte e da capacidade de pagamento.
Para essa situação, o Banco oferta taxas de juros dos Fundos Constitucionais, diferenciada por setor, porte e finalidade. Já o prazo para pagamento é de até QUINZE anos, incluída a carência de até QUATRO anos, dependendo da especificidade da operação.
Vale lembrar que o financiamento é vedado a empreendimentos em que seja comprovada a utilização de mão de obra escrava ou análoga, bem como a exploração de mão de obra infantil e a exploração sexual de menores.
Reportagem, Marquezan Araújo