
LOC.: Os candidatos interessados em participar gratuitamente do Enem 2023 já podem realizar a solicitação do pedido de isenção da taxa de inscrição. Além disso, o Inep estará recebendo as justificativas de ausência do Enem 2022. Todos os procedimentos devem ser efetuados por meio da Página do Participante, até 28 de abril.
Para quem vai realizar a prova pela primeira vez, o professor de sociologia Rodolfo Godoi deu dicas de como se preparar melhor para fazer uma boa prova.
TEC/SONORA: Rodolfo Godoi - Professor de sociologia
"A boa preparação para a prova é a chave do sucesso, né? Quer dizer, não existe nenhuma solução mágica, não existe a possibilidade de chutar na prova e achar que vai se dar bem com isso. Então se preparar durante todo o ano, durante todo o ensino médio é fundamental para que esse aluno tenha uma boa nota, consiga uma boa nota no Enem. E essa tem que ser uma preparação de longo prazo e médio prazo."
LOC.: Moradora de Taguatinga Sul, no DF, Grazielle Cavalcante vai fazer o Enem pela primeira vez. E explica como está se preparando para passar na seleção do curso que deseja: serviço social, na Universidade de Brasília UNB).
TEC/SONORA: Grazielle Cavalcante - Estudante
“O curso que quero não é tão concorrido, mas eu ainda tenho medo de tirar uma nota ruim e não conseguir entrar na faculdade, então eu tenho me preparado quase em período integral. Começo estudando 8h da manhã e paro às 18h, claro que tenho alguns intervalos e no domingo é a folga. Eu também priorizo as matérias que tenho mais dificuldade."
LOC.: Todas as informações sobre o Enem 2023 estão disponíveis no portal do participante, no site do Ministério de Educação.
Reportagem, Daniela Gomes