LOC.: A preocupação com a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, cresce na temporada das chuvas. Em 2022, houve aumento de 180,5% dos casos da doença quando comparado ao mesmo período do ano passado, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde (MS).
Segundo o coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Cássio Peterka, o controle do vetor da dengue é o principal método para a prevenção e combate à doença.
TEC./SONORA: Cássio Peterka, coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde
“O vírus da dengue tem um potencial de distribuição geográfica muito rápida e muito grande. A gente vê essa expansão muito rápida. Porque a gente tem o vetor. O vetor estando presente, isso faz com que a gente tenha uma maior transmissão e as pessoas infectadas transitam por essas regiões”.
LOC.: No Distrito Federal, a Secretaria de Saúde explica que que ações de combate ao mosquito ocorrem diariamente em todas as 33 regiões administrativas, com atividades educativas, vistorias dos agentes de vigilância ambiental e pulverização de inseticida.
O governo investe em ações preventivas, mas também convoca a população para eliminar o mosquito transmissor da doença. De acordo com o diretor de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde do DF, Divino Valerio, mais de 97% dos focos de mosquito são encontrados nas residências e ambientes de trabalho.
TEC./SONORA: Divino Valerio, diretor de Vigilância à Saúde da SES/DF
“Então é importante você estar o tempo todo observando o quintal, se não há nenhum depósito que tenha o que possa conter água, um pneu, uma lata, um balde, uma bacia, um ambiente propício a fazer coleções hídrica, porque é aí que o mosquito desova”.
LOC.: Além disso, o Ministério da Saúde, em parceria com Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, oferece dois cursos gratuitos para profissionais de saúde sobre o diagnóstico e tratamento da dengue, de acordo com as recomendações atuais do Ministério.
As habilitações seguem com inscrições abertas até o dia 17 de dezembro. Para participar, basta acessar a plataforma unasus.gov.br e fazer a matrícula.
Reportagem, Nathália Guimarães.