Data de publicação: 08 de Fevereiro de 2022, 16:17h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:35h
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, visitaram nesta terça-feira (8), a última Estação de Bombeamento do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, na cidade de Salgueiro, em Pernambuco.
Comitiva do Governo Federal está no Nordeste para a chegada das águas do Velho Chico pela primeira vez ao Rio Grande do Norte, marcada para esta quarta-feira (9). Além de Pernambuco, o presidente e o ministro também visitam estruturas da transposição no Ceará e na Paraíba.
O presidente Jair Bolsonaro destacou a importância da estação em Pernambuco e da transposição do São Francisco para o povo do Nordeste.
"Essa estação elevatória, que termina com a água chegando no Rio Grande do Norte do Rogerio Marinho. Um dia do funcionamento de vocês equivale a 30 dias de carro-pipa pelo Nordeste. É uma obra que mais do que economizar recursos dos impostos de vocês, vai, efetivamente, levar aquilo que está na bíblia: Água é vida, algo que vocês, o ser humano, não pode abrir mão."
Ainda em Salgueiro, o presidente Bolsonaro conheceu o Núcleo de Controle Operacional. A estrutura é responsável por concentrar, processar e controlar redes de Tecnologias da Informação, estações de bombeamento, subestações, estruturas de controle e tomadas de água dos eixos Norte e Leste da transposição do Velho Chico.
A instalação do núcleo foi iniciada em 2014 e concluída em maio de 2021. Os investimentos foram de mais de 56 milhões de reais.
Codevasf lança mais de 400 mil alevinos no rio São Francisco, em Sergipe
Águas do São Francisco chegam ao Rio Grande do Norte em 9 de fevereiro
Após mais de 13 anos do início das obras, os eixos Leste e Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão concluídos, beneficiando cerca de 12 milhões de pessoas em 390 cidades brasileiras. Quando todas as obras acessórias estiverem concluídas, serão mais de 16 milhões e meio de beneficiados em 545 cidades. O ministro Rogério Marinho comemora a conquista.
"No ano do bicentenário da independência, literalmente, se emancipa, se liberta toda uma região com a conclusão do Eixo Norte, com a chegada das águas do São Francisco ao Rio Grande do Norte, que tem 92% da sua extensão no semiárido. Para nós, é um acontecimento extraordinário e justifica tudo o que foi feito. Todo o trabalho, todo o esforço e todo o suor coletivo, porque esta é uma ação do Estado brasileiro, é fruto da determinação, da priorização dada pelo presidente Bolsonaro, que não mediu esforços para a condição de chegarmos a esse momento."
Para saber mais sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco e outras ações de segurança hídrica do Governo Federal, acesse mdr.gov.br.