LOC: Uma onda de calor vai atingir o país até domingo, 24 de agosto. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia, que emitiu um aviso vermelho, que indica grande perigo.
Serão afetadas pelas altas temperaturas localidades nos estados de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Em algumas cidades, as temperaturas máximas devem superar os 40°C.
Para ajudar toda a população a lidar com o calor, o coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Schnorr, detalha as medidas que podem ser tomadas como autoproteção.
SONORA TIAGO
“As principais dicas de autoproteção, nesse caso, são evitar a exposição ao ar livre, principalmente entre as 10 e as 16 horas, evitando também atividades físicas nesses horários, consumir bastante água, mantendo-se hidratado ao longo do dia, consumir também alimentos leves, como frutas, legumes, evitando aqueles alimentos mais pesados, e também utilizando roupas leves, frescas ao longo do dia. Ah, uma dica importante também é utilizar protetor solar, principalmente se precisar sair ao ar livre durante algum período mais quente. Outra dica também muito importante é seguir a Defesa Civil Nacional nas mídias sociais para ficar atento aos demais alertas, as demais informações e recomendações sobre desastres”.
LOC: Para saber mais sobre ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse http://mdr.gov.br
Reportagem, Gabriela Sant’Anna