LOC.: Diante da importância de descarbonizar a economia, novos modelos de desenvolvimento baseados na integração entre os sistemas econômicos e ecológicos estão surgindo. A economia circular e a bioeconomia se apresentam como abordagens promissoras.
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Produção do Cesuca Centro Universitário, Eduardo Batista, a economia circular se contrapõe à economia linear, que tem baixa sustentabilidade em termos ambientais.
TEC.SONORA: Eduardo Batista, coordenador do curso de Engenharia de Produção do Cesuca
“Se a gente pensar na economia linear, ela tem uma estação natural, tem um descarte. A economia circular, como o próprio nome diz, fecha sobre si mesma em que o descarte feito pelas empresas de produtos que não são mais usados, ou mesmo de resíduos gerados no processo, são utilizados dentro da própria economia como recursos para outras empresas. Então não é simplesmente o descarte correto dos resíduos, vai além disso: é uma economia que utiliza o descarte como os seus próprios recursos.”
LOC.: A especialista em ngenharia de produção Patrícia Guarnieri destaca algumas soluções circulares que podem ser implementadas pela indústria.
TEC.SONORA: Patrícia Guarnieri, doutora em engenharia de produção pela UFPE
“A alteração da matriz energética, a redução do “food waste”. Fazer com que esse alimento que seria desperdiçado, volte na forma de ração, na forma de outros subprodutos e deixam de ir para os aterros sanitários. O uso de tecnologias mais limpas, que reduzam o desperdício em todas as etapas do processo. A redução do desmatamento e no sentido da melhoria da infraestrutura de transporte, a gente vê vários operadores logísticos colocando uma frota mais moderna que usa combustíveis sustentáveis."
LOC.: Já a definição de bioeconomia, quem explica é o economista e especialista em bioeconomia Guide Nunes.
TEC.SONORA: Guidi Nunes, economista e especialista em bioeconomia
“O uso de insumos biológicos no processo produtivo, principalmente nos setores agrícola e industrial. Esse processo utiliza recursos renováveis que não geram resíduos na economia”
LOC.: A descarbonização da economia é uma das missões do Plano de Retomada da Indústria, proposto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e entregue ao governo brasileiro. O documento elencou quatro missões para a retomada do crescimento do país: descarbonização, transformação digital, saúde e segurança sanitária e defesa e segurança nacional.
Reportagem, Landara Lima