Data de publicação: 08 de Março de 2023, 17:50h, atualizado em 08 de Março de 2023, 17:42h
LOC.: Para prevenir casos graves e a redução de mortes em decorrência da Covid-19, o Ministério da Saúde reforça a importância da dose de reforço da vacina. De acordo com o Ministério, pessoas que recebem os imunizantes contra o coronavírus garantem uma resposta imunológica mais rápida do organismo quando ele entra em contato com o vírus.
A médica que atua com saúde da família Karina Tomiasi explica que a estratégia da dose de reforço é necessária para elevar a efetividade da prevenção contra a Covid-19.
TEC./SONORA: Karina Tomiasi, médica que atua com saúde da família
“É importante que as pessoas apliquem a dose de reforço, já que após alguns meses da aplicação das primeiras doses, o nível de anticorpos presentes no organismo cai. Com a dose de reforço, o organismo está preparado para defender o corpo do vírus e suas variantes.”
LOC.: De acordo com o Ministério da Saúde, quem tem entre 5 e 39 anos devem receber uma dose de reforço após quatro meses da segunda dose da vacina. Já o segundo reforço é aplicado em pessoas com mais de 40 anos e em profissionais de saúde.
Pessoas de 18 a 39 anos que iniciaram o esquema vacinal com a Janssen, a orientação é de aplicar o primeiro reforço após dois meses e um segundo depois de quatro meses. Profissionais de saúde e quem tem mais de 40 anos devem receber um terceiro reforço depois de mais quatro meses.
Reportagem, Nathália Guimarães