LOC.: No Paraná, o número de empresas registradas no Cadastro Central de Empresas em 2021 foi de 527.634 empresas. O número de unidades locais ativas cresceu 6,2% em relação a 2020, com 30,5 mil unidades locais a mais. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (21), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.
O economista César Bergo explica que 2021 registrou números positivos em relação a 2020 porque já havia um controle maior da pandemia do coronavírus, e também em virtude do desenvolvimento da vacina.
TEC./SONORA: Economista César Bergo
“Houve então, um aumento importante no números das empresas, algumas delas introduzindo novas formas de trabalho. O que também ajudou bastante foi a reforma trabalhista e possibilidade de trabalhadores autônomos se transformarem em microempreendedor individual.”
LOC.: Bergo explica que a região Sul ocupa o segundo lugar em termos de número de empresas e que, no Paraná, o agronegócio foi uma das atividades que mais contribuiu para o crescimento de empresas.
TEC./SONORA: Economista César Bergo
“Se destaca o agronegócio, já que você tem muitas cooperativas, muitas atividades voltadas para o serviço das famílias. O comércio é muito forte também, isso acaba se destacando no Estado.”
LOC.: Em 2021, o Paraná manteve a marca de 2,8 salários-mínimos, mas registrou uma queda no salário médio mensal, que foi para R$ 3.065,84. A redução da média foi de 3,3% entre os anos de 2020 e 2021. Em 2020, o salário médio mensal era de R$ 3.169,30.
Reportagem, Nathália Guimarães.