Data de publicação: 10 de Março de 2023, 04:15h, atualizado em 09 de Março de 2023, 23:03h
LOC.: Empreendedora no ramo da moda íntima feminina desde 2021, Maria Amélia Vieira precisa de um empréstimo de R$ 50 mil para quitar dívidas com fornecedores e investir na loja.
TEC./SONORA: Maria Amélia, empreendedora
“Já tenho bastante pessoas, fábricas que têm me localizado, têm me buscado para fazer uma parceria, mas, no entanto, não tô tendo como investir para que eu possa ter uma mercadoria barata para que eu possa chamar atenção do meu cliente”
LOC.: O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Pronampe, é voltado para casos como o da empresária. O deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, lembra a origem do Pronampe.
TEC./SONORA: Dep. Marco Bertaiolli (PSD-SP)
“Este programa foi criado durante a pandemia, para que a micro e pequenas empresas, que foram as grandes sacrificadas durante esse período, que estiveram verdadeiramente fechadas para poder conter a propagação do coronavírus, pudessem ter um fôlego financeiro para arcar com as suas obrigações: folha de pagamento, impostos, fornecedores, aluguéis. Através do Pronampe, nós conseguimos irrigar milhares de micro e pequenas empresas do Brasil, mas é óbvio que essa irrigação financeira não fui suficiente para aquilo que quase 20 milhões de MEIs, micro empresas e empresas de pequeno porte necessitavam”.
LOC.: Agora, o programa passa por uma nova mudança. Deve ser votada nesta semana, no Senado Federal, a medida provisória que aumenta o prazo de pagamento dos empréstimos feitos pelo programa. Aprovado na Câmara dos Deputados, o texto amplia de quatro para seis anos o início dos vencimentos das linhas de crédito, prevendo ainda uma carência de 12 meses para o início dos pagamentos do programa.
Reportagem, Álvaro Couto.