LOC.: O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, firmou parceria com o Governo da Colômbia para debater e implementar ações conjuntas nas áreas de segurança hídrica e saneamento básico.
Segundo Daniel Ferreira, secretário-executivo do MDR, a proximidade dos dois países com o rio Amazonas foi um dos motivos que levou à assinatura do Memorando de Entendimento.
TEC./SONORA: Daniel Ferreira, secretário-executivo do MDR
“A assinatura do documento marca, na prática, o início da parceria entre os dois países para a gestão dos recursos hídricos. Isso é importante porque os dois países compartilham a bacia hidrográfica do rio Amazonas, então a parceria vai ter um foco especial na região da fronteira. Os municípios de Letícia, na Colômbia, e Tabatinga, no Brasil, por exemplo, são cidades gêmeas que vão se beneficiar com a realização de estudos sobre a disponibilidade de água na região, o monitoramento da qualidade das águas no rio Amazonas e a universalização dos serviços de saneamento básico.”
LOC.: Também nesta terça-feira, 19 de outubro, os governos de Brasil e Colômbia fecharam parcerias nas áreas de agricultura, pesquisa e desenvolvimento, segurança pública, comércio e relações exteriores.
Para saber mais sobre as ações desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Alessandro Mendes