Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 24 de Janeiro de 2022, 02:00h, atualizado em 23 de Janeiro de 2022, 22:54h
LOC.: Temperaturas elevadas e chuvas intensas na Bahia acendem o alerta para controlar o avanço de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti neste verão. Para evitar que a população seja contaminada pelo mosquito, a vigilância epidemiológica do estado mantém em dia ações de identificação e vistoria em imóveis, e está reativando a sala de coordenação e controle de arboviroses.
Para a coordenadora estadual da Vigilância, Ana Cláudia Nunes, é importante unir os esforços, e a população tem um papel fundamental no combate a dengue, zika e chikungunya.
TEC/SONORA: Ana Cláudia Nunes - coordenadora de Vigilância Epidemiológica BA
“Se cada indivíduo realizar o monitoramento dentro da sua casa, observando os locais de armazenamento de água, e dessa forma evitar os criadouros para as larvas, evitando de adoecer. lembrando que 80 por cento dos criadouros ficam dentro do domicílio, então é importante que a população faça seu papel, seja fiscalizador da sua casa.”
LOC.: A coordenadora da vigilância destaca ainda que o combate ao mosquito passa também pela qualificação de profissionais para manejo adequado de doenças. Campanha do Ministério da Saúde orienta que as medidas para evitar água parada sejam incorporadas na rotina da população, como explica o coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses da pasta, Cássio Peterka.
TEC./SONORA: Cássio Peterka, coordenador-geral de vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde.
“A grande importância de combater o mosquito é que não teremos pessoas doentes se não tivermos muitos mosquitos. Então a campanha desse ano ela traz à tona a questão de cada um buscar a responsabilidade dentro do seu quintal, do seu local de trabalho e utilizar dez minutos da sua semana para que ele faça uma revisão nos principais locais onde possam ter criadouros do mosquito e elimine esses criadouros, não deixe que o mosquito nasça.”
LOC: Para evitar a proliferação do mosquito, a população deve checar calhas, garrafas, pneus, lixo, vasos de planta e caixas d’água. Não deixe água parada. Combata o mosquito todo dia. Coloque na sua rotina.