LOC.: Um levantamento divulgado pela Genial/Quaest revela que alguns nomes cotados para substituir o ex-presidente Jair Bolsonaro na eleição de 2026 contam com aprovação maior do que o atual presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT). É o caso do governador do Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
Entre os eleitores do estado, 86% aprovam Caiado, enquanto Lula teria a aprovação de apenas 49%. Quanto à desaprovação, o governador ficou com 12% e o petista com 59%.
O cenário é semelhante no Paraná, já que o governador Ratinho Júnior (PSD) é aprovado por 79% do eleitorado, enquanto Lula por apenas 44%. Em relação à desaprovação, o chefe do governo estadual obteve 17%. Já o presidente da República é desaprovado por 54%.
A pesquisa também levou em consideração uma comparação com governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP). Nesse caso, 62% do eleitorado paulista respondeu que aprova Freitas, enquanto 29% desaprovam. Quando as perguntas foram sobre Lula, 50% dos cidadãos disseram aprová-lo e 48% desaprová-lo.
Em relação a Romeu Zema (NOVO), de Minas Gerais, o quadro é semelhante. 62% do eleitorado mineiro aprova o governador do estado e 31% desaprovam. No que diz respeito ao petista, 52% dos cidadãos do estado afirmaram que o aprovam e 47% que o desaprovam.
As margens de erro variam de estado para estado e vão de 2,4 a 2,9 pontos percentuais. A quantidade de entrevistados nas quatro unidades da federação é de 4.410 eleitores, ouvidos entre 4 e 7 de abril deste ano.
Reportagem, Marquezan Araújo